Como criar um Playbook que dispara no momento certo.
Como configurar as condições para que ele atenda apenas clientes novos.
Como automatizar as ações iniciais de boas-vindas e agendamento de tarefas.
No menu lateral, vá em Playbooks e clique em Novo Playbook.
Dê um nome claro, como: Boas-vindas e agendamento do Kickoff.
Na categoria, selecione Jornada. (É importante já ter criado as categorias de Playbooks)
Na descrição, escreva de forma simples o que ele faz (ex.: Envia e-mail de boas-vindas e agenda as primeiras atividades do Onboarding).
Escolha o gatilho Novo contrato de cliente.
Assim, sempre que um cliente fechar contrato e entrar na base, o Playbook vai disparar.
Para não enviar o e-mail para clientes antigos ou de upsell, configure:
Data de registro: menor que 2 dias.
Número de execuções: apenas uma vez por cliente.
Dessa forma, cada cliente recebe o e-mail apenas uma vez, no início da relação.
Aqui está a parte prática:
Enviar e-mail de boas-vindas
Defina remetente, assunto (ex.: Bem-vindo à sua nova jornada com o CustomerX!).
Personalize o corpo do e-mail com variáveis, como nome do cliente.
Dica: você pode usar o CX Assist para gerar um rascunho de texto.
Agendar a reunião de Kickoff
Configure a tarefa na Jornada, com prazo de até 7 dias.
Concluir a tarefa “Enviar boas-vindas”
Se essa tarefa já existe na sua Jornada, o Playbook pode marcá-la como concluída automaticamente.
Imagine que um cliente assinou contrato hoje:
O Playbook envia automaticamente o e-mail de boas-vindas.
Em seguida, agenda a reunião de Kickoff para daqui a 7 dias.
E já marca como feita a tarefa “Enviar boas-vindas” na Jornada.
Assim, o time de CS não precisa se preocupar em lembrar desses passos — tudo já estará rodando no piloto automático.
Personalize o e-mail com o nome do cliente e detalhes relevantes. Isso mostra cuidado e atenção.
Sempre limite o Playbook para rodar apenas uma vez por cliente.
Faça testes com um cliente fictício antes de ativar para a base inteira.
Dá mais consistência ao processo de Onboarding.
Economiza tempo do time, que pode focar no estratégico.
Evita esquecimentos ou falhas manuais.
Deixa o cliente mais seguro logo no início da parceria.
Esse é o primeiro passo para transformar seu Onboarding em um processo automatizado e previsível.