Ploomes é um CRM com automação de processos e geração de propostas, pedidos e contratos.
A integração entre o Ploomes CRM e o CustomerX permite a sincronização das seguintes informações:
Cliente (Negócio, Organização, Pessoa)
Contato (Negócio, Organização, Pessoa)
Contrato (Negócio ou Produtos)
Timeline (Notas, Atividade, Anexo)
Importante: Envie um print com o campo Personalizado preenchido, incluindo apenas os adicionais que serão importados.
A definição dos campos a serem integrados deve ser feita em conjunto com o time comercial, pois essa decisão tem impacto direto em diversos aspectos do uso do CustomerX e futuras integrações.
Automação de Processos: A escolha dos campos impacta diretamente as automações dentro do CustomerX. Definir corretamente quais informações serão sincronizadas permite que fluxos automáticos sejam criados de maneira mais eficiente, otimizando tarefas repetitivas e garantindo maior agilidade nas operações.
Segmentação de Clientes: Com os dados corretos integrados, é possível criar segmentações mais precisas no CustomerX, permitindo ações direcionadas, campanhas personalizadas e melhor acompanhamento da jornada do cliente.
Integrações Futuras: A definição estratégica dos campos facilita a interoperabilidade com outros sistemas, como ERP, Helpdesk, entre outros, garantindo uma base de dados estruturada e pronta para expansões futuras.
Consistência de Dados: Definir corretamente quais informações serão integradas reduz erros, duplicidades e inconsistências, garantindo que a base de dados seja confiável e unificada.
Para garantir a correta sincronização dos dados, podemos utilizar os seguintes identificadores principais:
CPF/CNPJ
Código externo de identificação
E-mail do contato
Caso tenha outra sugestão de campo, nos envie para que possamos avaliar a viabilidade.
Para realizar a integração do Ploomes CRM é necessário a geração do Token da API que pode ser feito conforme passo a passo abaixo:
Passo 1: Gerar um usuário de Integração
Para obter acesso à API do Ploomes, é necessário que haja pelo menos um usuário de integração na sua conta. Este usuário não tem custo adicional e também não é possível acessar o sistema através dele. Ele é destinado exclusivamente para o desenvolvimento de automações e integrações.
Para criar um usuário de integração, o primeiro passo é acessar sua conta e clicar em Administração. Na tela que se abrir, clique em Usuários de Integração.

Observações:
O e-mail precisa ser um e-mail em um padrão válido, exemplo:
"automacao@suaempresa.com". Ele não precisa existir de fato, já que não permitirá acesso à conta, mas precisa estar nos padrões de endereços de e-mail reais.
O perfil do usuário de integração funciona assim como de um usuário normal. Este usuário terá acesso aos dados que um usuário normal teria. Geralmente usamos o perfil de Administrador para que o usuário de integração tenha permissão para manipular todos os dados da conta, mas isso pode ser alterado de acordo com a necessidade.
Passo 2: Depois de criado, o novo usuário aparecerá na lista, e ao clicar em seu nome, é possível ver a chave de integração gerada, como mostrado a seguir:

É esta chave que será usada na integração da API.
Agora com o token em mãos, enviar ao time de Onboarding ou Customer Success da CustomerX com as definições de quais campos deseja integrar.