O Risco de Churn é um indicador que identifica os clientes com maior probabilidade de cancelamento.
A classificação do risco é feita automaticamente, conforme a faixa de pontuação do Health Score. Veja abaixo os critérios:
Risco Muito Alto: Health Score menor ou igual a 24
Risco Alto: Health Score entre 25 e 49
Risco Baixo: Health Score entre 50 e 74
Risco Muito Baixo: Health Score maior ou igual a 75
No card "Risco de Churn" do dashboard principal, são exibidos os clientes classificados com risco Alto e Muito Alto, ou seja, aqueles com Health Score inferior a 50 pontos. Essa visualização facilita a identificação rápida dos casos mais críticos da base.
Na janela de Resumo de Clientes em Risco de Churn, é possível:
Exportar os dados para uma planilha, permitindo análises externas;
Registrar ações diretamente para cada cliente, como:
Nota rápida
Tarefa
Tarefa da Jornada do Cliente
Visualizar ações tomadas

Nos detalhes do cliente, o card "Risco de Churn" exibe visualmente o nível de risco do cliente selecionado, utilizando cores indicativas para facilitar a leitura e compreensão:

Além da exibição automática baseada no Health Score, ao passar o mouse sobre o card de Risco de Churn, uma barra de ações é exibida, permitindo a criação de nota rápida, o cadastro de uma tarefa, a inclusão de uma tarefa vinculada à jornada do cliente e a visualização das ações já realizadas. Também é possível realizar o lançamento manual do risco de churn, oferecendo maior flexibilidade para registrar percepções da equipe ou situações específicas que não estejam refletidas automaticamente na pontuação.

A janela acima permite a inclusão manual da percepção do CSM em relação ao Risco de Churn do cliente.
Ou seja, independentemente do Health Score estar alto ou baixo, é possível registrar uma objeção e definir manualmente o nível de risco percebido. Nessa ação, o CSM também pode identificar os motivos do risco (comentários) e determinar até que data o identificador deve permanecer ativo.
Quando cliente demonstra por meio de uma reunião que está satisfeito com o processo que está sendo feito com ele;
Quando o cliente indica que deseja continuar com os serviços ou até mesmo realizar upsell’s durante os próximos meses;
Quando o cliente está engajado com a Empresa, participando das reuniões e contribuindo com o crescimento e evolução dele mesmo nos processos enquanto cliente;
Quando o cliente renova o contrato por tempo igual ao primeiro contrato.
Quando o cliente relatar alguma insatisfação, seja com o produto, implantação, atendimento, etc.
Quando o cliente está próximo a finalizar o contrato e precisa realizar a renovação;
Quando o cliente não está engajado com a Empresa, não participando de reuniões ou até mesmo não comparecendo a reuniões agendadas;
Quando é atrasado o processo de implementação no cliente, seja por culpa da Empresa ou do Cliente, nesse momento não devemos encontrar os culpados, mas sim as soluções e ações;
Quando ocorrer incidentes corriqueiros com o cliente, exemplo: Cliente enfrentou diversas dificuldades por conta de bugs e inconsistências nos serviços.
Quando o Customer Success Manager observar alguma anormalidade com o cliente, por exemplo: Cliente pedir como funciona para reincidir o contrato.
Ouvir o cliente sobre o que ele está sentindo (qual a dor) no momento e que o deixou como risco de churn;
Realizar ações corretivas internas para entregar o objetivo do cliente e/ou re-alinhar expectativas que podem estar incorretas seja no cliente ou internamente;
Realizar follow up’s semanais e/ou quinzenais com foco na dor que o cliente está sentindo no momento para transmitir confiança;
Deixar todos da equipe ciente do que está sendo feito e o que é necessário da equipe para que as ações sejam eficientes;
Comunicar o setor de financeiro quais são os clientes que desejam uma atenção para facilitar na previsão da receita dos próximos meses;
Após alteração do cenário negativo para um cenário positivo, realizar comunicações com o cliente de que as reuniões agora não serão mais semanais/quinzenais e sim mensais/trimestrais e comunicar internamente sobre o cenário positivo atual.