Os e-mails enviados pela plataforma CustomerX utilizam serviços terceiros que gerenciam tanto o disparo, quanto o retorno do status de envio. O principal serviço é o Amazon Simple Email Service (Amazon SES).
Assim como o envio das pesquisas NPS, os e-mails enviados pelos playbooks seguem os mesmos fluxos. A única diferença, é que pelos playbooks há uma opção de agendamento do envio - que pode ocorrer em uma quantidade de dias e horários específicos.
1. O processo inicia-se pelo disparo (da pesquisa ou do playbook);
2. Caso esse disparo tenha sido agendado pelo playbook, ele irá ser armazenado ao serviço da Amazon, para envio na quantidade de dias ou horário definidos.
IMPORTANTE: Uma vez o playbook executado, o agendamento do envio de e-mail é efetuado. Não há caminho de reversão. Ou seja, mesmo que desative ou exclua o cadastro do playbook, o e-mail está configurado no servidor terceiro para envio conforme o programado.
3. Uma vez disparado, este serviço nos enviará um status conforme as atualizações de eventos ocorridos a partir de então. Sendo:
Send ou Enviado: Disparado com sucesso, aguardando entrega ao destinatário.
Send with errors ou Enviado com erros: Artigo com os erros mais comuns
Delivery ou Entregue: Entregue com sucesso ao destinatário.
Open ou Aberto: Mensagem aberta.
Click ou clique: Após abertura, ocorreu um ou mais cliques em conteúdos clicáveis da mensagem.
Bounce ou Devolução: Se o receptor do destinatário (por exemplo, um provedor de e-mail) não entregar a mensagem para o destinatário, o receptor devolverá a mensagem. Os motivos comuns para esta devolução são:
Caixa de e-mail não existe; e
Caixa de correio cheia, com muitas conexões ou tempo de limite de conexão atingido.
Complaint ou Reclamação: A maioria dos correios de e-mail fornece um botão chamado "Marcar como spam", ou algo semelhante, que move a mensagem para uma pasta de spam e a encaminha ao provedor de e-mail. Nesse caso, o e-mail pode ou não ter sido aberto, mas por garantia esse endereço será bloqueado de receber novas mensagens. Evitando assim, atrapalhar a reputação do domínio de envio em próximos disparos.
Para os casos de Bounce e Complaint, o CustomerX irá identificar os contatos que possuem tais restrições.