Estes gráficos são amplamente utilizados para acompanhar a receita da empresa e a evolução da receita mês a mês.
Os filtros funcionam da seguinte forma:
Período: Padrão (1 ano);
Valores do Dashboard: Padrão = Desativado.
Com o modo Valores do Dashboard ativado, os números serão apresentados conforme os dados do dashboard. Os valores são afetados porque passam a filtrar por clientes com status "Contrato Ativo". As métricas afetadas são: Downsell, Novos Valores (MRR) e MRR.
Ao ativar este modo, o filtro de contrato ativo deve ser aplicado automaticamente às métricas de Downsell, Novos Valores e MRR.
O filtro de status de contrato será ocultado, e se houver algum valor no filtro, ele será limpo.
Avançados (todos são referentes ao cliente)
Dados do Cliente:
Cliente.
Segmento.
Carteira.
Grupo.
Tags.
Tipo de cliente.
Campo personalizado.
Outros:
Status do contrato.
Produto.
Plano.
Cidade.
Estado.
Moeda.
Gráficos

Neste gráfico, a receita é categorizada em valores positivos e negativos:
Valores Positivos podem ser distribuídos em:
MRR
Upsell
Novos Valores (MRR)
Vendas Transacionais
Setup
Reajustes (Positivos)
Valores Negativos podem ser distribuídos em:
Reajustes (Negativos)
Downsell
Churn
Ao posicionar o mouse sobre a coluna, a legenda vai exibir a composição de todos os valores, e no final um resultado final "Total de Receita: R$ x.xxx.xxx,xx".
Veja como é feita a composição dos valores de cada série:
MRR: Valor de MRR que já estava contratado ao iniciar a competência.
Upsell: Valores referentes a aditivos + valores de novos contratos cadastrados para clientes que já tinham ao menos um contrato ativo.
Novos Valores (MRR): Considera apenas o valor oriundo de novos contratos cadastrados para clientes que estavam sem contratos ativos nesse período.
Vendas Transacionais: Considera o valor referente a vendas transacionais (receita não recorrente). Não considera valor de Setup incluso nos contratos.
Setup: Considera apenas o valor referente à setup de contratos (receita não recorrente). Considera como data a data da cobrança.
Reajustes (Positivos): Valor dos aditivos de contrato com tipo Reajuste, que geraram impacto positivo na receita.
Reajustes (Negativos): Valor dos aditivos de contrato com tipo Reajuste, que geraram impacto negativo na receita.
Downsell: Valores de aditivos de redução + valor de contratos cancelados, dos clientes que ainda ficaram com ao menos um contrato ativo.
Churn: Valor de contratos cancelados dos clientes que ficaram sem contratos ativos.

Neste gráfico, a evolução é categorizada em valores positivos e negativos, com uma linha de resultado:
Ganhos são a soma de:
Upsell
Novos Valores (MRR)
Vendas Transacionais
Setup
Reajustes (Positivos)
Perdas são a soma de:
Reajustes (Negativos)
Downsell
Churn
Resultado (Linha) é o resultado de Ganhos - Perdas.
No tooltip, é explicada a composição dos valores de cada série:
Ganhos são a soma dos valores de Upsell, Novos Valores (MRR), Vendas Transacionais, Setup e Reajustes (Positivos).
Perdas são a soma dos valores de Churn, Downsell e Reajustes (Negativos).
Resultado é o quanto a receita cresceu ou diminuiu no período, na relação de Ganhos - Perdas.

Neste gráfico, a evolução é demonstrada através de valores de MRR líquido:
Ganhos (Upgrades) são a soma de:
Upsell
Novos Valores (MRR)
Reajustes (Positivos)
Perdas (Downgrades) são a soma de:
Reajustes (Negativos)
Downsell
Churn
Barra (Net New MRR) representa o saldo líquido de: Ganhos - Perdas.
Linha tracejada (Média do período - Net MRR): É a média de MRR líquido durante o período analisado, calculada somando todos os valores e dividindo pelo número de ocorrências (geralmente meses).
Linha Azul (Growth Rate): Indica a taxa de crescimento da receita. Calculada pela diferença entre os Ganhos (Upgrades) e Perdas (Downgrades), dividida pelo MRR no início do período, multiplicado por 100.
Tooltip esclarece a composição dos valores de cada série:
Net New MRR: Representa a variação líquida do MRR. Resulta da soma dos Ganhos (incluindo Upsell, Novos Valores de MRR, e Reajustes Positivos) e subtraindo as Perdas (que abrange Reajustes Negativos, Downsell, e Churn).
Média do período (Net MRR): Mostra a média da variação líquida do MRR ao longo do período em questão. Oferece uma visão consolidada da média mensal entre os Ganhos e Perdas.
Growth Rate: Representa a taxa de crescimento do Net New MRR. Uma taxa positiva sugere um aumento na receita, enquanto uma negativa indica uma queda.
Use esta descrição como guia ao analisar o gráfico Growth em nossa plataforma. Se surgirem mais dúvidas, estamos à disposição para esclarecer!
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Dica importante: Você pode clicar nas legendas para ocultar valores específicos no gráfico, permitindo uma análise focada em um único valor de sua escolha. Exemplo abaixo:
