A CustomerX disponibiliza dois ambientes para seus clientes, sendo o primeiro o ambiente de produção e caso necessário também o ambiente de sandbox. Abaixo, detalhamos a finalidade de cada um:
O sandbox é um ambiente temporário com recursos limitados, destinado única e exclusivamente para testes e validações. Esse ambiente nunca deve ser utilizado para criar modelos definitivos ou com grandes massas de dados, pois além de seu processamento ser limitado, este ambiente não possui rotinas de backup e pode ser excluído a cada 30 dias sem aviso prévio.
O ambiente sandbox destina-se apenas para validação de como os dados enviados são recebidos no CustomerX e testes pontuais para rotinas especificadas.
Outro ponto importante é que os dados imputados em sandbox não podem ser transferidos para o ambiente de produção. Por isso, não é considerado uma boa prática construir jornadas e playbooks complexos para depois replica-los em produção, pois todo o processo de replicação terá de ser feito manualmente.
O ambiente de produção é o seu ambiente de uso oficial, portanto, é nele que devem ser construídos os playbooks, jornadas e imputados os dados oficiais que desejar. Diferente do sandbox, o ambiente de produção contém recursos de servidores robustos e rotinas de backup para garantir a segurando dos dados.
Portanto, o indicado é: sempre que quiser testar algum processo ou mudança nas suas integrações, utilize primeiramente o ambiente de sandbox, para só depois reproduzir em produção, pois assim garante que não ocorram situações inesperadas em seu ambiente de produção.
Sempre verifique se a credencial que você está utilizando, bem como a rota é de produção ou sandbox.
Os ambientes de produção e sandbox são separados, contendo rota e aplicações diferentes. Portanto para acessar o ambiente de sandbox, precisará utilizar as credenciais fornecidas na aplicação de sandbox, bem como as rotas de sandbox.
AMBIENTE SANDBOX:
Aplicação: https://sandbox.cliente.customerx.com.br/login
API de dados: https://sandbox.api.customerx.com.br/
API de tracking: https://sandbox.tracker.customerx.com.br
AMBIENTE PRODUÇÃO:
Aplicação: https://cliente.customerx.com.br/login
API de dados: https://api.customerx.com.br/
API de tracking: https://tracker.customerx.com.br
Documentações:
API de dados: https://doc.api.customerx.com.br/
API de tracking: https://doc.tracking.customerx.com.br/
As credenciais de tracking ficam no menu empresa, você pode acessa-los clicando aqui.
Já o token para a API de dados, fica dentro dos detalhes do usuário no CustomerX, você pode acessa-lo clicando no seu usuário no canto superior direito e indo na opção "Ver perfil". O token fica no final da página.